quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Teatro de Natal

Escrevi esta peça teatral para as professoras dramatizarem na festa do Dia das Mães, por isso a mensagem do final (sobre o presente que a filha dá à mãe). Agora aí está, adaptada para o Natal. 



Pacotinhos Brilhantes

NARRADOR: Dina era uma linda menina de 5 anos de idade. Seus pais tinham muito dinheiro e sempre lhe davam presentes muito caros e bonitos, porém não tinham tempo nem paciência para brincar e conversar com a filha.

MÃE: Oi filha, Feliz Natal! Este é o presente que a mamãe comprou para você, veja se gosta.

DINA: Que linda... É uma boneca que fala e se mexe, é a  mais linda que já vi! Você brinca comigo?

MÃE: Não filha, a mamãe está muito ocupada e atrasada, preciso preparar tudo para a ceia de Natal que teremos a noite.

Madrinha: Oi Dina, olha o que a madrinha trouxe para você. (entrega um lindo pacote)

DINA: você vai brincar comigo?

MADRINHA: Não querida, a madrinha tem um montão de coisas pra fazer, mas logo eu apareço de Novo está bem?

 NARRADOR: Dina olha para o pacote, se interessa pouco e logo joga o presente de lado também. Olha para os presentes que gannhou, porém não se sente feliz completamente, não tem com quem brincar.

FADA: Olá menininha bonita!

DINA: Oi, eu não sou uma menina bonita, sou uma mocinha linda!

FADA: É verdade, me desculpe!

DINA: Mas quem é você?

FADA: Eu sou sua amiga, você ainda não me conhece, mas eu vim de muito longe somente para te trazer este presente. (Entrega uma caixa para Dina. Ela calmamente o coloca de lado)

FADA: Hei... Você não vai abrir seu presente?

DINA: Não, depois eu abro!Você quer brincar comigo?

FADA: EU quero sim, mas antes quero que você veja o que eu trouxe para você. Este presente é muito importante, o melhor presente que você já ganhou.

NARRADOR: Curiosa então, ela abre a caixa e vê que dentro dela tem alguns pacotinhos brilhantes.

DINA: Nossa, mas o que é isso?

NARRADOR: A fada pega cada um dos pacotinhos e explica para Dina.

FADA: Esta aqui é a HUMILDADE.

DINA: Humildade? Mas o que é isso? Pra que eu quero isso?

FADA: Ah Dina, a humildade é a melhor das virtudes que Deus nos dá, sem ela as pessoas se afastarão de você, acharão que não gosta delas e você nunca terá ninguém a seu lado. Se não quiser a humildade pode jogá-la fora, mas você quer ficar sozinha para sempre?    

DINA: Não, não quero ficar sozinha. Eu aceito a humildade! (E coloca a humildade dentro do coração)

(A fada pega outro pacotinho brilhante)

FADA: Esta outra é a CARIDADE.

DINA: Caridade? Hum... Desta eu não preciso!

FADA: Pode ser, mas você é uma pessoa caridosa? Gosta de ajudar as outras pessoas?

DINA: Caridosa? Ajudar? Não, estou sempre muito ocupada, não tenho tempo de ajudar ninguém!

FADA: Entendi...  Então você pode jogar a caridade fora se não achar que é importante para você, mas saiba que se um dia você precisar de ajuda, ninguém vai se interessar, porque cada um recebe aquilo que merece.

DINA: Quer dizer que se eu  me perder ninguém cai me ajudar? Ficarei perdida para o resto da vida?

FADA: Sim, se você não faz a caridade àqueles que precisam, quando você precisar ninguém te ajudará também.

DINA: Ah, então eu quero a caridade sim, vou ficar com ela para sempre! (e a coloca dentro do coração)

(Com outro pacotinho brilhante nas mãos a fada diz: )

FADA: Esta Dina... É a bela AMIZADE.

DINA: Amizade? Eu não preciso dela! Não tenho amigos, todos só querem meus brinquedos, nunca me chamam para brincar, nunca querem estar comigo, por que preciso da amizade então?

FADA: Você precisa da amizade porque quem tem amigos nunca está sozinho e nunca se perde. Quem tem amigos é feliz, tem com quem conversar, tem com quem brincar e sorrir. Você gosta de viver sozinha? Gosta de brincar sozinha? De que adianta ganhar tantos presentes, tantos brinquedos lindos se você não tem amigos para brincar? Não tem com quem dividir, não tem amigos para serem felizes com você?

DINA: É verdade... Quero muito a amizade. A partir de hoje vou usá-la bastante, acho que assim serei mais feliz!(Dina coloca a amizade dentro do coração também)

(A fada pega o último pacotinho brilhante:)

FADA: O último pacotinho é o AMOR, este é o mais lindo amor que temos conhecimento Dina.

DINA: Amor? Este pode dar para outra pessoa, eu já tenho muito, você não vê como minha família me ama?

FADA: Sim, eu vejo, mas este amor é diferente. Este amor que estou te oferecendo é aquele que não te pedirão nada em troca, é o amor pela vida, pelas pessoas que não são da sua família, amor pelas plantas, animais e tudo que existe ao seu redor.

DINA: Mas fada... Se eu ficar com este amor, o que eu ganho com ele?

FADA: Dina, você não ganha nada que seus olhos possam ver, mas ganha tudo que seu coração pode sentir. Se seu coração ficar feliz você viverá muito melhor e todos que estarão perto de você também.

NARRADOR: Assim o tempo passou e a partir daquele dia a HUMILDADE, a CARIDADE, a AMIZADE e o AMOR estiveram sempre dentro do coraçãozinho de Dina e ela passou a viver muito mais feliz.
Dona Estela, mãe de Dina nunca percebeu as mudanças que aconteceram com a filha até que no dia de seu aniversário Dina  entra feliz e saltitante em seu quarto com um presente nas mãos. Quando Dona Estela abre a caixa vê 4 pacotinhos brilhantes...

MÃE: Mas o que é isso? DEDICAÇÃO, ALEGRIA, AUTORIDADE e PACIÊNCIA?

DINA: Ah mamãe, com certeza você saberá melhor do que eu o que deve fazer com eles!

                                                                                  F I M
Texto: Adriana Tavares 

0 comentários:

Postar um comentário

Faça uma blogueira feliz...Deixe seu comentário.
Bjs
Adriana Tavares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...