quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Dicas de como escolher a melhor escola para seu filho...

     Como escolher a melhor escola para os pequenos? 
     Realmente  um assunto bastante complexo e que depende de uma grande variedade de situações a serem analisadas e ponderadas. As dicas que seguem são de opinião pessoal, não devem ser decisivas, porém poderão ajudar, principalmente às mamães que não são da área educacional. 
     Sinceramente o melhor é procurar alguma escola já conhecida , que alguém a indique.
Caso não tenha, pode-se escolher a escola de acordo com a localidade, tamanho, proposta pedagógica,valor de mensalidade, etc... Daí então, ficar na frente da escola (não é mico) conversando com as mães dos atuais alunos para que, naturalmente possa conseguir algumas informações. Consideremos que essas mães, por terem seus filhos ali matriculados, provavelmente não falarão mal da escola, mas o interessante é "especular" bem aquelas que conseguir conversar sobre situações corriqueiras do dia a dia das crianças. 
     Depois é entrar, conversar com a pessoa responsável e analisar principalmente se ela é realmente uma educadora (ou comenciante), se o trabalho dela te satisfaz e sua permanência dentro da escola. 
     Procure conhecer a professora, converse com ela num tom de confiança e amizade e dê-lhe oportunidade de agir naturalmente, cuidado para não a inibir. Vale também pedir para ver materiais de alunos da mesma idade da criança a ser matriculada.
     Observe se a escola usa cadeirões e os chamados chiqueirinhos para os menores, este tipo de mobiliário geralmente serve para "segurar" a criança, acabam passando horas e horas presos a eles perdendo assim a oportunidade de se desenvolverem livremente. 
     Observe também se o material didático (livros e brinquedos) estão muito novos e organizados... Onde há crianças ativas é impossível manter tudo extremamente organizado e novo, a menos que os alunos não possam manusear os materiais, sendo assim, também não se desenvolvem como devem. 
     Não se esqueça da higiene em banheiros e cozinhas. 
     Ah... Observe a fisionomia dos alunos que estiverem na escola, perceba se são crianças felizes, falantes, desinibidas, etc.
     É importante saber há quanto tempo a escola funciona no mesmo ponto, há quanto tempo sob a mesma direção, há quanto tempo a professora trabalha na escola. Porém, pode até ser tudo por pouco tempo, mas o "olho clínico de mãe" vai saber se é o lugar onde seu coração diz que pode confiar.
     Em resumo, o mais importante é saber se a escola funciona como uma instituição de ensino e educacional ou simplesmente um COMÉRCIO para "depósito" de crianças, onde a beleza existe para somente encantar os olhos dos pais e crianças. Por isso é bom tomar cuidado, mas se fizer a escolha errada é simples... Só mudar de escola (rs) . 

Por: Adriana Tavares

0 comentários:

Postar um comentário

Faça uma blogueira feliz...Deixe seu comentário.
Bjs
Adriana Tavares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...