quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Formatura e Encerramento do ano letivo.

Este foi o roteiro completo da Festa de Encerramento e formatura da nossa escola... 


FORMATURA – 2009

Sejam todos bem-vindos. Com alegria nos reunimos para celebrar o encerramento do ano letivo de 2009 e a  FORMATURA de nossos concluintes.

Este ano, decidimos não desenvolver um projeto com tema determinado como nos anos anteriores. Preparamos nossos pequenos para se apresentarem em homenagem a esta data tão especial que é o Natal.

Alguns símbolos natalinos...

A Estrela de Natal
A estrela de Natal tem um papel determinante na história, pois indica o caminho para os magos. A estrela tornou-se o símbolo do extraordinário que aconteceu naquela noite, ela aponta para o local do nascimento do menino Jesus e para a plenitude de vida que representa esta vinda de Jesus até os homens

Fazendo a abertura das comemorações convidamos o aluno Guilherme para ler o poema: “Estrelinha de Natal”. 


Estrelinha de Natal

Caia do céu estrelinha
Caia aqui no meu quintal
Seja minha companhia
Nesta noite de Natal

Caia logo estrelinha
Estrelinha aí do céu
Nos convide com magia
Para ver Papai Noel

E depois, minha estrelinha,
Ilumine os olhos meus
Traga toda alegria
Pra noite do menino Deus.


      -Vamos assistir a apresentação (teatro) do Infantil 1 e Infantil 2 – A História das Estrelinhas. (Música do final: Somos amigos – Balão Mágico – 1)

A História das Estrelinhas 
        Era uma vez uma adorável, brilhante e cintilante família de Estrelas da Paz. A estrela chefe da família era a sorridente Estrela Sol, (entra a Estrela Sol sorrindo e emitindo raios de luz) ela era uma estrela muito especial, tinha tanto amor por todas as outras estrelas que mandava raios de luz amorosos para elas, As estrelinhas gostavam muito e por isso eram pacíficas e alegres. (todas as estrelinhas entram em roda em volta da estrela sol, sorridentes e cantando baixinho)
      A estrela Sol ficava feliz que as outras estivessem felizes e sorria noite e dia, ela amava olhar para suas filhas... As Estrelinhas da Paz.
      As  crianças da Terra gostavam de ver as estrelinhas brincando, às vezes cEducação, Encerramento do ano, Formatura, Textoorrendo pelo céu. Algumas delas brincavam com as crianças da Terra, mas um dia, as estrelinhas amigas no céu viram duas crianças da Terra brigando: (Em outro canto, entram as crianças observando as estrelinhas, duas começam a discutir alto)
      ESTRELA SOL: Oh... Vamos ajudar essas crianças antes que se machuquem! (diz para a estrelinha Corajosa que voa até as crianças)
      Rápida como um raio, ela voou em direção às crianças  e enviou raios de paz e de amizade. Até fez cócegas no nariz delas e as crianças tiveram que rir.
      ESTELA CORAJOSA: Eu sou a estrela mais corajosa da família porque nunca discuto nem brigo com ninguém. É preciso muita coragem para não discutir nem brigar e estou aqui para ajudar.
     A grande Estrela Auxiliar e a Estrela Paciente também chegaram:
      ESTRELA AUXILIAR: Crianças, não é maravilhoso que todas essas estrelas tenham descido a Terra para ajudar vocês? Posso lhes contar um segredo?
      CRIANÇAS: Sim, sim!
      ESTRELA AUXILIAR: O maior segredo é a paciência. Vejam a Estela Paciente, nada pode perturbá-la. Ela nunca discute nem briga, é sempre paciente com os outros e todos a amam por isso.
      ESTRELA PACIENTE: É preciso ter muita paciência nessa vida! A estrelinha Cautelosa vai explicar como as coisas acontecem.
     (Entra a estrelinha cautelosa...)
     ESTELA CAUTELOSA: É o seguinte... Se somos cautelosas com os outros, se nunca tiramos nada de ninguém, se sabemos repartir e não machucar ninguém, todos vão gostar de nós e  não precisaremos brigar mais... Simples assim!
     CRIANÇA1: É verdade, ela tem razão. Se formos legais, não brigaremos mais!
     CRIANÇA 2: Eu também acho, então seremos sempre amigos.
     (Entra a estrelinha risonha voando e rindo muito)
                                                                               
     Subitamente viram algo muito brilhante no céu, era a Estrela Risonha que deu uma risada tão engraçada que as crianças não puderam deixar de rir também.
     ESTRELA RISONHA:  Há, há, há... É impossível não rir, tudo é muito engraçado! Vamos dançar, vamos comer, vamos brincar e cantar! (Todos começam a dançar e cantar)   
     Imediatamente começou a melhor festa que poderiam imaginar. Todos cantaram , dançaram , brincaram, riram e estavam mais felizes que nunca. Essa é a melhor festa que já houve.
     (Vagarosamente entra a Estrelinha Calma)
     Ninguém percebeu a chegada da Estrela Calma que disse docemente:
     ESTRELA CALMA: A grande estrela Sol enviou-me para dizer que toda festa tem que acabar e vocês devem ir para casa agora.
     As crianças da Terra também queriam ir para casa porque já havia escurecido. Crianças e  estrelas se abraçaram em despedida quando a Estrelinha amorosa disse:
      (entra a estrelinha Amorosa)
     ESTRELA AMOROSA: Saibam que estamos sempre aqui, mesmo durante o dia quando não podem nos ver. Basta imaginar nossa presença e vocês sentirão nossos raios de amor e paz.
            As estrelinhas lançaram raios brilhantes para as crianças da Terra e voltaram para a grande Estrela Sol,subiam para o céu enviando raios brilhantes e pensamentos amáveis para as crianças aqui da Terra.
     (Cada estrela se apresenta à frente)
      A Estrela Auxiliar enviou raios de auxílio para os momentos difíceis,
      A Estrela Paciente enviou paciência para os momentos mais difíceis,
      A Estrela Calma enviou raios de boas energias,
      A Estrela Amorosa enviou muitos e muitos pensamentos amorosos,
      A Estrela Corajosa enviou muita coragem a todos,
      A Estrela Cautelosa enviou sabedoria para usarem em cada situação diferente e
      A Estrela Risonha enviou um sorriso para terem toda felicidade do mundo, 
 
      E assim, todas as crianças do mundo viveram muito mais felizes...

      (Todas as crianças à frente de mãos dadas):
      JUNTOS: Nós estamos aqui para ajudar a construir um mundo muito melhor!!!

     Texto: Diana Hsu                                                     
     Adaptação : Adriana Tavares



Músicas Natalinas:
As músicas natalinas cantadas por corais originaram-se Europa e quando
surgiram eram consideradas pagãs. As pessoas reunidas cantavam e dançavam em volta de círculos de pedra. Aos poucos, as músicas da cerimônia, foram substituídas por canções consideradas cristãs. A primeira canção natalina de que se tem registro data do ano 129. Um bispo romano teria dito que a música "Hino dos Anjos" deveria ser cantada durante o Natal. As músicas de Natal atravessaram séculos, correndo o risco de desaparecer como as antigas
tradições que a criaram.


·        Agora, a apresentação do Mini e Maternal com as músicas Natalinas (Músicas: “Noite Feliz e Bate o Sino”- 2 e 3)




O presépio de Natal é  a representação artística do nascimento de Jesus. Quem não conhece seus personagens? Quem não o tem no cantinho da sala nesta  época do ano? Mas será que sabemos exatamente a origem do presépio de Natal?

Vamos acompanhar a leitura da Prof. Cida com “A História do Presépio de Natal”: (fundo musical: Então é Natal - 4)

A História do Presépio de Natal
Ao lado do pinheirinho e dos presentes, o presépio é talvez uma das mais antigas formas de caracterização do Natal. A palavra presépio significa “um lugar onde se recolhe o gado; curral, estábulo”. Porém, esta também é a designação dada à representação artística do nascimento do Menino Jesus num estábulo.
Os cristãos já celebravam a memória do nascimento de Jesus desde finais do séc. III, mas a tradição do presépio, na sua forma atual, tem as suas origens no século XVI. Antes dessa época, o nascimento e a adoração ao Menino Jesus eram representadas de outras maneiras. As primeiras imagens do que hoje conhecemos como presépio de natal foram criadas em mosaicos no interior de igrejas e templos no século VI e, no século seguinte, a primeira réplica da gruta no Ocidente foi construída em Roma.
No ano de 1223, no lugar da tradicional celebração do natal na igreja, São Francisco, tentando reviver a ocasião do nascimento do Menino Jesus, festejou a véspera do Natal com os seus irmãos e cidadãos de Assis na floresta de Greccio. São Francisco começou então a divulgar a idéia de criar figuras em barro que representassem o ambiente do nascimento de Jesus.
De lá pra cá, não há dúvidas que a tradição do presépio natalino se difundiu pelo mundo criando uma ligação com a festa do Natal. Já no século XVIII, a recriação da cena do nascimento de Jesus estava completamente inserida nas tradições de Nápoles e da Península Ibérica.

Agora a nossa representação (teatro) do Presépio de Natal para vocês com os alunos do Infantil 3 e Pré 


Presépio
NARRADOR: O Imperador Cezar Augusto deseja anunciar  um decreto...
CEZAR AUGUSTO: Ordeno o recenseamento de toda a terra. Todos devem alistar-se em sua cidade.
NARRADOR: José saiu da Galiléia, passou por Nazaré e pela Judéia chegando até a cidade de Belém, porque era a casa da família de Davi, para alistar-se com sua esposa Maria, que estava grávida.
JOSÉ: Com licença... Tem hospedagem para dois? Minha esposa está grávida.
HOSPEDEIRO: Desculpe, nós estamos lotados, mas se o senhor não se importar, vocês podem ficar no estábulo.
JOSÉ: Obrigado senhor... Nós aceitamos!
NARRADOR: Estando eles ali, completaram-se os dias de Maria (sinos) que deu a luz a seu filho primogênito e o envolvendo em faixas, reclinou-o numa manjedoura. Tendo, pois, nascido em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que magos vieram do oriente a Jerusalém.
MAGOS (Perguntando ao povo): Somos viajantes do oriente, onde está o Rei que acaba de nascer?  (chegam até Herodes)
MAGO 1: Acredito que você seja Herodes!
HERODES: Sim, sou eu! Quem são vocês e o que querem?
MAGO 2: Somos viajantes do oriente, onde está o Rei que acaba de nascer?
HERODES: O quê? Rei dos Judeus?
MAGO 3: Vimos sua estrela no oriente e viemos adorá-lo.
NARRADOR: Herodes ficou perturbado, pois ele era o Rei dos Judeus. 
HERODES: Quem é este “Rei dos Judeus”?
ESCRIBA: O senhor deve estar se referindo ao Messias, ao Cristo.
HERODES: Que seja! Onde havia de nascer este tal Messias?
ESCRIBA: Em Belém da Judéia.
HERODES (voltando aos Magos): Ide a Belém e informai-vos bem a respeito do menino. Quando você encontrá-lo comunicai-me para que eu também vá adorá-lo.

NARRADOR: Tendo eles ouvido as palavras do rei, partiram para Belém. Havia nos arredores uns pastores que vigiavam e guardavam seu rebanho nos campos durante a noite. Um Anjo Senhor apareceu-lhes e tiveram grande temor.
ANJO: Não temais, eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todos os povos. Hoje, nasceu na cidade de Davi um salvador que é Cristo Senhor. Achareis um recém nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura.
PASTOR: Vamos até Belém e vejamos o que se realizou e o que o Senhor nos manifestou.
NARRADOR: Foram com grande pressa e acharam Maria, José e o  menino deitado numa manjedoura.
PASTOR: Um anjo nos apareceu e disse para virmos até aqui que encontraríamos o Cristo Senhor, o recém nascido envolto em faixas numa manjedoura. É verdade... Vejam o nosso Salvador!
NARRADOR: E eis que a estrela que os magos tinham visto no oriente os foi procedendo até chegar sobre o lugar onde estava o menino e ali parou. A aparição daquela estrela os encheu de alegria.
ANJO: Não retornem a Herodes, voltem para sua terra por outro caminho, pois Herodes vai procurar o menino para matá-lo.
NARRADOR: Entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe. Prostando-se  diante dele o adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes:
MAGO 1: Ouro para o Rei dos metais. (ajoelha-se)
MAGO 2: Incenso para perfumar a casa do Senhor. (ajoelha-se)
MAGO 3: Mirra, a erva mais preciosa do Leste (ajoelha-se)
NATUREZA: Estou muito feliz menino Jesus, por participar do teu Natal. Eu represento a Natureza, trago comigo, em tua homenagem, os mais dourados pores do sol e as mais lindas noites enluaradas. Sei que tu falarás sempre da natureza lembrando o vento que sopra onde quer, os pássaros, os lírios do campo. (ajoelha-se)
PAZ: Eu represento a Paz meigo menino. Tenho o branco da paz que nunca faltará em teu caminho porque tu és a maior mensagem de paz que o mundo já recebeu. (ajoelha-se)
SÁBIO: Eu também quero participar do Natal, represento os cientistas, os grandes descobridores. Também os matemáticos e os intelectuais de todos os tempos. (ajoelha-se)
O tempo passa (crianças representando o tempo). Entra JESUS (Caio)
JESUS: ” Eu vim a este mundo para trazer a paz e a união entre os homens e até hoje estou presente em todos os corações. Trabalhem, façam o bem a seu próximo, sejam justos e honestos e terão sempre a minha benção e proteção!”















Entrada de Jesus no final –  (Música de fundo: Ave Maria – 5)
Palavras de encerramento das apresentações e organização para cerimônia de Formatura.

**********Abertura da Cerimônia de Formatura 2009***********
(formandos  sem as becas aguardando serem chamados)

 Leitura do texto pelo apresentador...  
Sou um educador...

Sou o mais afortunado dos trabalhadores. Um médico pode trazer uma vida ao mundo num só momento mágico.
A mim é dado cuidar  que a vida renasça a cada dia com novas perguntas, melhores idéias e amizades mais sólidas.
Um arquiteto sabe que, se construir com cuidado, sua estrutura pode durar séculos.
Um educador sabe que, se construir com amor de verdade, sua obra será eterna.
Sou um guerreiro que luta todos os dias contra a pressão, a negatividade, o medo, o conformismo, o preconceito, a ignorância e a apatia. Mas tenho grandes aliados...
a inteligência, a curiosidade, o apoio dos mestres, a criatividade, a fé, o amor e o riso.
Todos vêm reforçar minhas trincheiras e assim tenho um passado de recordações. Tenho um presente desafiador, cheio de aventuras e alegrias porque me é dado passar todos os meus dias com o futuro.
Sou um educador e agradeço a Deus por isso todos os dias!!! 


 
·        Vamos chamar agora as professoras da Escola Expressão, aquelas que, com carinho trabalharam para enfim chegar este dia tão glorioso a nossos alunos concluintes:









E agora os paraninfos Laura Ramos e João Pedro.







E por fim os formandos do ano de 2009:

- Trazidos trazidos pelos paraninfos, enquanto recebem a beca e capelo é feita a leitura das fichas de cada um. (Momento lindo, haja choro! rs)
 
 
Ficha do formando: ___________________________             

1- O maior sonho dele é ___________________________

2-O seu melhor momento __________________________

3-O que lhe deixa triste é _________________________

4-Uma pessoa muito especial para ele é ______________

5- A sua brincadeira preferida é ______________________

6- Quando crescer ele quer ser ____________________

7- Sua mensagem especial é para: _______________

Mensagem: _________________________________





Leitura do texto...


A criança é fonte de amor.
Amor a este chão.
Amor ao Brasil.
E para que este Brasil seja alegre,
verdadeiro, justo e uma nação poderosa
faz-se necessário que saibamos semear
nos corações das crianças essa semente
 especial que é o Amor.

Demonstrando o nosso amor pelo Brasil,
convidamos para, de pé, cantarmos o
Hino Nacional Brasileiro.


      Hino Nacional Brasileiro 






 Convido o aluno Pedro Amaral para uma leitura em homenagem aos amigos:
 música: Canção da América 

AMIGO É..
Um anjo que está sempre ao nosso lado 
mesmo que na distância.
É aquele que compartilha nossas alegrias.
É aquele que nos aceita, não pelo que temos 
mas pelo que somos!
Amigo verdadeiro é anjo, é paz, é tudo!
Parabéns a nós que estamos nos formando,

somos grandes amigos e
hoje é um dia muito especial.

(se abraçam e permanecem de pé)





A oração de uma criança pode muito nos seus efeitos, ouçamos a oração e aproveitemos o momento para breve reflexão ... 

Convido os alunos: Alice – Carlos Rafael – Felipe – Gabriela – Joana – João Vitor Júlio -  Rafaella – Raíssa – Santiago para fazerem a oração dos formandos.
Música: Ave Maria 
Oração da Criança                                       
Papai do céu dai-me a graça
De ter sempre o teu perdão
Pois toda a vida se passa
Com o que vai no coração

Trazei-me sempre a alegria
De ter um amor sincero
Para compor dia a dia
Os sonhos que tanto espero

Fazei de mim a candura
De um rosto angelical
Livrai-me da desventura
De um mundo onde existe o mal
Papai do céu abençoa
Os projetos dos meus pais
Que nunca sejam a toa
Que não desistam jamais

Que sobre nós no futuro
Possa brilhar uma luz
Que não nos venha o escuro
E que eu conheça a Jesus

Que os homens possam entender
Os mandamentos sagrados
Para assim se arrepender
Dos muitos erros passados

E quando raiar o dia
Que o brilho do sol seja profundo
Iluminando a harmonia
Trazendo paz para o mundo

Papai do céu não se esqueça
Das crianças das favelas
Não deixe que aconteça
Do mundo esquecer-se delas

Que no amanhã a fartura
Possa estar em toda mesa
Que haja em nós a ternura
Haja do amor a nobreza

Que nós unidos sejamos
 Para abraçarmos o bem
E que em breve estejamos
Todos em paz... amém





 Convido a   Professora Patrícia 
para a leitura do texto: 
“Aprendi no Jardim da Infância tudo 
que eu precisava realmente saber”
Música : Aquarela 






·        Convido ao palco um representante de 
     cada formando para uma singela 
      homenagem (cada representando 
     senta-se na cadeira do filho)
 











·     Ouçamos a leitura do aluno Cayo em 
homenagem aos  pais:( No final cada 

filho se senta no colo do pai e o abraça)






·        Convido a professora Kelly para realizar o juramento junto aos formandos


Juramento         
                                                                             
Eu juro...
Jamais me esquecer o que aprendi na Expressão
Ingressar no Ensino Fundamental com  responsabilidade
Me esforçar para aprender tudo que for bom pra mim
Juro amar e respeitar meus professores
Juro agir sempre com justiça
Juro ser pontual com horários, me preparar para as provas
Juro decorar a tabuada e ser cuidadoso com meus materiais
Juro fazer muitos novos amigos e...
Jamais me esquecer os que ddeixei na Expressão
Juro fazer tudo para ser bom cidadão...
Eu juro !





·       Convido à frente do palco para receber o                        
     anel de sua primeira formatura... 

(Formando  chamados um a um à frente 
do  palco, o paraninfo leva o anel até o
representante de cada formando que o 
entrega, recebe uma flor e volta à platéia)
Música: O caderno






 
Convido as professoras Adriana (eu...rs) e Kelly para 
fazerem a entrega dos diplomas aos formandos.
Música: Carruagens de fogo
Convido a Professora Solange para a leitura                    
da Mensagem de Final de ano a todos vocês 
que estivem conosco durante mais este ano...

- Leitura da Mensagem de Final de Ano  
 Musica: Então é Natal - 12





Palavras da mantenedora...
Finalizamos a solenidade da formatura da Escola Expressão.
Desejamos aos formandos muito sucesso em suas vidas.
Que a força da vida presente em todo o universo brilhe em vocês! A todos que fazem parte da Família Expressão um Feliz Natal, muita paz e esperança no novo ano que se inicia, sem medo de ser feliz!

 (seguir co m a música: “Marcas do que se foi” e estourar os fogos.)
Todos se cumprimentam, daí é só cortar o bolo e tirar fotos






Ufa...Dá trabalho,mas é um momento único!
 

1 comentários:

**♥* Letícia *♥** disse...

Oii querida!!
que alegria receber a sua visita!!
fiquei muuuito feliz!
fique a vontade e conte comigo para o que precisar!
Grande beeijo,
que Deus te abençoe muito e te faça ir bem em tudo!
Lê Miyazaki

Postar um comentário

Faça uma blogueira feliz...Deixe seu comentário.
Bjs
Adriana Tavares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...