quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Mais escritos meus...

PENSEM NISSO !!!
Um cidadão que...
- Não respeita o próximo,
- Não se incomoda com as dificuldades alheias,
- Não se preocupa em preservar o meio,
- Não tem paciência com os (que julga) inferiores,
- Não admite perder,
- Não define seus direitos e deveres,
- Não controla seus impulsos,
- Não tem um ideal por objetivo,

... certamente não soube aproveitar a oportunidade que teve ao se sentar num banco de faculdade. Por quê?
Porque não procurou realmente seu objetivo com maturidade e consciência na adolescência. Por quê?
Porque não teve bases sólidas na infância.
Além da educação em família, toda criança precisa, desde cedo ingressar na vida em sociedade e é na escola que ela vai buscar seus primeiros contatos e iniciar os principais conceitos necessários à formação de sua personalidade.
É na pré-escola que um cidadão dá os primeiros passos para o desenvolvimento do senso crítico e analítico, adquire liberdade para falar e se expressar, aprende a lutar por ideais, se posicionar diante de situações diversas, elaborar regras e também cumpri-las, fazer planos, impor e obedecer limites, valorizar conceitos quanto a cidadania, agir com justiça, resolver problemas do cotidiano entre outros. Como pode alguém achar que a escola  não é de importância fundamental para toda e qualquer criança pequena? Toda a sua vida dependerá das bases adquiridas nesses primeiros anos de vida.
Lembre-se que para um filho a mãe é sempre a mais linda e o pai sempre o mais forte de todos, pode até não ser verdade, mas é como ele os vê! Por isso, nunca deixe de dar-lhe motivos para se orgulhar, dê toda atenção a tudo que lhe diz respeito, faça de seu filho seu melhor companheiro... PENSE NISSO!!! 
           Autora: Adriana Tavares - Texto escrito para reflexão em reunião de pais. 


Educar...
Educar não é fácil... Requer muita responsabilidade, paciência e principalmente amor. Está cada dia mais difícil escolher com segurança os parâmetros corretos para se educar uma criança e os motivos são vários:
 - Casais muito jovens e despreparados para tal responsabilidade,

 - Pais separados e que se culpam por isso,
 - Desvalorização da família,
 - Ausência de equilíbrio emocional,
 - Educação excessivamente liberal,
 - Más condições financeiras e muitos outros...
Mesmo sendo educadora há tantos anos, sei que ainda tenho muito a aprender, mas em minha caminhada venho observando a personalidade das crianças, analiso e chego a algumas conclusões. Vou expôr minhas opiniões aqui porque sei que muitos acreditam em meu trabalho e se acharem necessário, lhes servirão de conselhos vindos de uma pessoa que ama muito o que faz.
 1 - Procure nunca esconder a realidade de seu filho, mas aproveite seu tempo para mostrar-lhe o certo e o errado.
 2 - Deixe-o assistir o que quiser na TV, desde que você esteja disposto a sentar-se com ele para esclarecer suas dúvidas.
 3 - Ensine-o a ouvir uma crítica de cabeça erguida. Errar, todos erram e é necessário coragem para recomeçar.
 4 - Oriente-o a agir com discernimento e procure não defendê-lo sempre. É importante que ele saiba falar e ouvir na hora certa. 
 5 - Não faça de seu filho o "centro das atenções". O mundo não o verá assim e isso lhe causará decepções.
 6 - Não seja superprotetor a ponto de excluir seu filho das melhores coisas da vida. O conhecimento vem com as oportunidades.
 7 - Não deixe o "progresso" e os "novos tempos" levarem seu filho à falta de educação e boas maneiras. Hoje muito se quer, mas pouco se sabe o que fazer.
 8 - Mantenha regras dentro de seu lar, elas levarão seu filho a uma organização necessária durante toda sua vida.
 9 - Não compre tudo que lhe pedir, ele não precisa de mais do que aquilo que você pode lhe dar.
 10 - Não tenha medo de repreender seu filho... A VIDA NÃO TERÁ !!! 

autora: Adriana Tavares


Papai e Mamãe:
HOJE...
1-Tirem tudo que está ao meu alcance se não quiserem que eu quebre.
2-Finjam que não escutam quando eu digo algo que lhes desagrada.
3-Deixem-me na frente da TV quando quiserem sossego.
4-Substituam minha alimentação por coisas gostosas quando eu não quiser comer. Estará me premiando!
5-Deixem-me fazer o que quero quando eu ameaçar chorar.
6-Riam à vontade quando eu disser palavras feias.
7-Deixem-me gritar e lhes agredir quando me sentir contrariado.
8-Defendam-me dos coleguinhas quando me sentir injustiçado.
9-Culpem minha escola quando eu não corresponder às suas expectativas.
10-Comprem tudo que eu quiser, mesmo que não possam.

AMANHÃ...
1-Façam meu superior entender porque perdi a paciência!
2-Saibam evitar a ira de alguém que eu ofendi no trânsito!
3-Aceitem quando eu não tiver tempo para dar-lhes atenção!
4-Admitam que não sei valorizar o que tenho, pois posso substituir quando quiser!
5-Convençam-se que se tudo não for como quero posso perder a paciência!
6-Não se envergonhe quando seus amigos perceberem minha indiferença!
7-Não se assustem quando eu esmurrar alguém pela demora na fila do bando!
8-Carreguem minha insatisfação quando não conseguir tirar todas as vantagens sobre as outras pessoas!
9-Culpem a sociedade quando verem minha decadência!
10-Não chorem quando descobrirem que tipo de pessoa me tornei!

  Autora:Adriana Tavares


ESPERANDO...

Passamos tempo ESPERANDO
Alguma coisa neste mundo
Quando acho que estou conquistando...
Me magoam lá no fundo!

ESPERANDO, uma amizade,
ESPERANDO, uma emoção
Mas a cruel realidade...
É que feriu meu coração!

Ás vezes somos tão incertos,
Tentamos até não ceder,
Na verdade estamos certos...
Sempre temos a perder!

ESPERANDO não estou mais
Cansei de me machucar,
Com o coração puro demais...
Sei que vou te perdoar!

ESPERANDO... palavra fria,
Mas com forte significado
Esperava uma nostalgia...
Ou será um grande amado?

Ainda bem que poesia
Não há muito para entender
Um conteúdo, uma fantasia...
Pode até te surpreender!

De qualquer forma sei que errei
Talvez até continue errando
E no pouco que acertei...
Seja muito feliz... ESPERANDO!
(Autora: Adriana Tavares)


0 comentários:

Postar um comentário

Faça uma blogueira feliz...Deixe seu comentário.
Bjs
Adriana Tavares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...