PROJETO “PAIXÃO NACIONAL” – COPA DO MUNDO 2010
Turma: Infantil 3, Infantil 4, Infantil 5 (3 a 5 anos)
Período: Tarde
Duração: 4 meses (rotina máxima de 3 vezes por semana)
Responsáveis: Professoras Kelly e Valéria
Temas Transversais: Ética e Cidadania, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural.
Temas Transversais: Ética e Cidadania, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural.
Apresentação:
O presente projeto pretende, através das variadas e diversificadas atividades, colocar a criança em contato ativo com o maior evento esportivo do mundo.
Justificativa:
Este projeto justifica-se pela proximidade do evento esportivo “Copa do Mundo” e pelas possibilidades que se descortinam de desenvolvimento cognitivo, motor, efetivo e social que naturalmente (e pela força da mídia) são de interesse das crianças.
Sendo um evento de grande conhecimento público e mobilização nacional, aproveitaremos para fazer de nossos alunos participantes ativos deste momento histórico onde poderão conhecer outras culturas, adquirir espírito esportivo e patriótico sabendo controlar suas emoções, realizar suas atividades com prazer, de forma diferenciada baseada no tema , junto com os amigos organizar torcidas entre outras atividades curiosas e diferentes.
Este projeto justifica-se, portanto por seu caráter cultural, emocional, afetivo, motor e socializador.
Objetivos:
Conscientizar sobre a realização do evento, sua importância, organização, variedade cultural, periodicidade, etc.
Incentivar o espírito esportivo e patriótico sabendo lidar com as diferenças e derrotas.
Conhecer um pouco da história das Copas e personagens principais.
Adquirir conhecimento e respeito pelo Hino e Bandeira Nacional.
Despertar interesse pelo esporte e vida saudável.
Conscientizar sobre a realização do evento, sua importância, organização, variedade cultural, periodicidade, etc.
Incentivar o espírito esportivo e patriótico sabendo lidar com as diferenças e derrotas.
Conhecer um pouco da história das Copas e personagens principais.
Adquirir conhecimento e respeito pelo Hino e Bandeira Nacional.
Despertar interesse pelo esporte e vida saudável.
Conteúdos
Conceituais:
Conhecer o evento mundial valorizando seus conceitos,
Vivenciar situações de competição, torcida, organização e tomada de decisões valorizando-os como instrumento de evolução e aprendizagem,
Identificar Bandeira Nacional, Hino Nacional e as cores que representarão nosso país.
Adquirir espírito patriótico,
Comparar as diferentes culturas, bem como saber respeitá-las,
Procedimentais:
Pesquisas;
Artesanato;
Confecção de Cartazes e listas;
Culinária;
Competição Interna;
Caracterização (torcida nos dias dos jogos do Brasil);
Estudo do Hino Nacional;
Confecção da Bandeira Nacional;
Interpretação dos vocábulos do futebol;
Análise de placar;
Observação de mapas;
Criação de coreografias e grito de guerra;
Confecção de livro;
Atividades gráficas interdisciplinares com o tema.
Pesquisas;
Artesanato;
Confecção de Cartazes e listas;
Culinária;
Competição Interna;
Caracterização (torcida nos dias dos jogos do Brasil);
Estudo do Hino Nacional;
Confecção da Bandeira Nacional;
Interpretação dos vocábulos do futebol;
Análise de placar;
Observação de mapas;
Criação de coreografias e grito de guerra;
Confecção de livro;
Atividades gráficas interdisciplinares com o tema.
Atitudinais:
Participação ativa nas atividades propostas;
Demonstrar conscientização na importância da prática de esportes, disciplina, boa alimentação, repouso e cidadania;
Demonstrar conscientização na importância da prática de esportes, disciplina, boa alimentação, repouso e cidadania;
Agir com espírito esportivo e discernimento diante de problemas;
Elaborar regras e combinados para atividades em grupo;
5- Áreas de Conhecimento:
Língua Portuguesa:
Atividades gráficas disciplinares utilizando figuras e informações sobre o tema;
Letra do Hino Nacional enfatizando partes e palavras mais difíceis;
Pesquisa: - Listagem com nomes dos jogadores, países, técnicos, etc;
Obras artísticas sobre o futebol.
País que sediará a Copa e características da população;
Obras artísticas sobre o futebol.
País que sediará a Copa e características da população;
Observação e Curiosidades sobre as diversidades de idiomas;
Interpretação e curiosidades sobre os vocábulos do futebol;
Análise e descrição de alguns mascotes das Copas do Mundo.
Matemática:
Atividades gráficas disciplinares utilizando figuras e informações sobre o tema;
Quantidade de vezes que o Brasil foi campeão mundial;
Significado das palavras “bi, tri, tetra, penta e hexacampeão”;
Significado dos termos “final, semifinal, quartas de final e oitavas de final”;
Linha do tempo com a realização da Copa a cada 4 anos e respectivos campeões;
Quantidade de jogadores em cada time;
Painel com a tabela dos jogos;
Painel com a tabela dos jogos;
Análise do placar dos jogos do Brasil.
História e Geografia:
Atividades gráficas disciplinares utilizando figuras e informações sobre o tema;
Pesquisa: - A História das copas;
Localização do Brasil e África do Sul no mapa;
Cada país tem sua bandeira e seu hino;
Localização do Brasil e África do Sul no mapa;
Cada país tem sua bandeira e seu hino;
Estudo da Bandeira Brasileira e Hino Nacional como Símbolos Nacionais;
Mão de obra temporária na Copa do Mundo;
O respeito e valorização de cada país e seleção (Abordar a união dos povos, o trabalho coletivo, o respeito
entre as raças, crenças e regras impostas, conceitos “vitória/derrota”;
entre as raças, crenças e regras impostas, conceitos “vitória/derrota”;
Conversas de roda para reforçar o espírito patriótico.
Ciências:
Atividades gráficas disciplinares utilizando figuras e informações sobre o tema;
Pesquisa: - Cardápio dos jogadores na Copa;
A importância de uma alimentação bem equilibrada para nossa saúde;
Pesquisa: - Cardápio dos jogadores na Copa;
A importância de uma alimentação bem equilibrada para nossa saúde;
Cartaz informativo com os valores nutricionais de alguns alimentos;
Textos com curiosidades sobre a importância da prática de esportes, condicionamento físico e repouso para nossa boa saúde física e mental;
Montagem de cardápio;
Cuidados com fogos e brincadeiras de risco.
Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites, lixo,etc.
Analisar aspectos positivos (torcida, união, alegria) e negativos (poluição visual, sujeira)
Analisar aspectos positivos (torcida, união, alegria) e negativos (poluição visual, sujeira)
Inglês:
Conversa de roda e pesquisa sobre os países que falam inglês.
Recreação:
Pesquisa: Como se caracteriza um torcedor de futebol (Combinar de se caracterizarem nos dias dos jogos do Brasil)
Organização Campeonato Interno de Futebol;
Ensaio de coreografias e grito de guerra;
Artesanato: Confecção da Bandeira Nacional/ viseira verde e amarela/ chocalho
Culinária: - Cocada verde/amarela;
- gelatina verde/amarela;
- Pipoca com queijo / doce.
6- Culminância:
Confecção de livro (Paixão Nacional) com as atividades gráficas executadas durante o Projeto (Marcar todas as páginas de verde/amarelo;
Premiação dos Jogos;
Exposição dos cartazes, livros, pesquisas, culinárias e artesanatos para visitação da família;
Elaborado por: Adriana Tavares
0 comentários:
Postar um comentário
Faça uma blogueira feliz...Deixe seu comentário.
Bjs
Adriana Tavares