sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Projeto Copa do Mundo

PROJETO “PAIXÃO NACIONAL” – COPA DO MUNDO 2010

        Turma: Infantil 3, Infantil 4, Infantil 5 (3 a 5 anos)
Período: Tarde
Duração: 4 meses (rotina máxima de 3 vezes por semana)
Responsáveis: Professoras   Kelly e Valéria
Temas Transversais: Ética e Cidadania, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural.

 Apresentação:
O presente projeto pretende, através das variadas e diversificadas atividades, colocar a criança em contato ativo com o maior evento esportivo do mundo.

Justificativa:
Este projeto justifica-se pela proximidade do evento esportivo “Copa do Mundo” e pelas possibilidades que se descortinam de desenvolvimento cognitivo, motor, efetivo e social que naturalmente (e pela força da mídia) são de interesse das crianças.
Sendo um evento de grande conhecimento público e mobilização nacional, aproveitaremos para fazer de nossos alunos participantes ativos deste  momento histórico onde poderão conhecer outras culturas, adquirir espírito esportivo e patriótico sabendo controlar suas emoções, realizar suas atividades com prazer, de forma diferenciada baseada no tema , junto com os amigos  organizar torcidas entre outras atividades curiosas e diferentes.
Este projeto justifica-se, portanto por seu caráter cultural, emocional, afetivo, motor e socializador.

Objetivos:
Conscientizar sobre a realização do evento, sua importância, organização, variedade cultural, periodicidade, etc.
Incentivar o espírito esportivo e patriótico sabendo lidar com as diferenças e derrotas.
Conhecer um pouco da história das Copas e personagens principais.
Adquirir conhecimento e respeito pelo Hino e Bandeira Nacional.
Despertar interesse pelo esporte e vida saudável. 

 Conteúdos

Conceituais:
Conhecer o evento mundial valorizando seus conceitos,
Vivenciar situações de competição, torcida, organização e tomada de decisões valorizando-os como instrumento de evolução e aprendizagem,
Identificar Bandeira Nacional, Hino Nacional e as cores que representarão nosso país. 
Adquirir espírito patriótico,
Comparar as diferentes culturas, bem como saber respeitá-las,

Procedimentais:
    Pesquisas;
   Artesanato;
   Confecção de Cartazes e listas;
   Culinária;
   Competição Interna;
   Caracterização (torcida nos dias dos jogos do Brasil); 
   Estudo do Hino Nacional;
   Confecção da Bandeira Nacional; 
   Interpretação dos vocábulos do futebol;
   Análise de placar;
   Observação de mapas;
   Criação de coreografias e grito de guerra;
   Confecção de livro;
   Atividades gráficas interdisciplinares com o tema.

Atitudinais:
          Participação ativa nas atividades propostas;
          Demonstrar conscientização na importância da prática de esportes, disciplina, boa alimentação, repouso    e    cidadania;
         Agir com espírito esportivo e discernimento diante de problemas;
         Elaborar regras e combinados para atividades em grupo;

5-      Áreas de Conhecimento:

Língua Portuguesa:

         Atividades gráficas disciplinares utilizando figuras e informações sobre o tema;
         Letra do Hino Nacional enfatizando partes e palavras mais difíceis;
         Pesquisa: - Listagem com nomes dos jogadores, países, técnicos, etc;
         Obras artísticas sobre o futebol.
         País que sediará a Copa e características da população;
         Observação e Curiosidades sobre as diversidades de idiomas;
          Interpretação e curiosidades sobre os vocábulos do futebol;
          Análise e descrição de alguns mascotes das Copas do Mundo.

Matemática:

         Atividades gráficas disciplinares utilizando figuras e informações sobre o tema;
         Quantidade de vezes que o Brasil foi campeão mundial;
         Significado das palavras “bi, tri, tetra, penta e hexacampeão”;
         Significado dos termos “final, semifinal, quartas de final e oitavas de final”;
          Linha do tempo com a realização da Copa a cada 4 anos e respectivos campeões;
          Quantidade de jogadores em cada time;
          Painel com a tabela dos jogos;
         Análise do placar dos jogos do Brasil.

História e Geografia:

     Atividades gráficas disciplinares utilizando figuras e informações sobre o tema;
     Pesquisa: - A História das copas;
     Localização do Brasil e África do Sul no mapa;
     Cada país tem sua bandeira e seu hino;
      Estudo da Bandeira Brasileira e Hino Nacional como Símbolos Nacionais;
      Mão de obra temporária na Copa do Mundo;
      O respeito e valorização de cada país e seleção (Abordar a união dos povos, o trabalho coletivo, o respeito
       entre as raças, crenças e regras impostas, conceitos “vitória/derrota”;
      Conversas de roda para reforçar o espírito patriótico.

Ciências:

        Atividades gráficas disciplinares utilizando figuras e informações sobre o tema;      
        Pesquisa: - Cardápio dos jogadores na Copa;
        A importância de uma alimentação bem equilibrada para nossa saúde;
        Cartaz informativo com os valores nutricionais de alguns alimentos;
        Textos com curiosidades sobre a importância da prática de esportes, condicionamento físico e repouso para nossa boa saúde física e mental;
        Montagem de cardápio;
        Cuidados com fogos e brincadeiras de risco.
         Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites, lixo,etc.
        Analisar aspectos positivos (torcida, união, alegria) e negativos (poluição visual, sujeira)

Inglês:

         Conversa de roda e pesquisa sobre os países que falam inglês.

Recreação:

        Pesquisa:  Como se caracteriza um torcedor de futebol (Combinar de se caracterizarem nos dias dos jogos do Brasil)
       Organização Campeonato Interno de Futebol;
         Ensaio de coreografias e grito de guerra;
         Artesanato: Confecção da Bandeira Nacional/ viseira verde e amarela/ chocalho
         Culinária: - Cocada verde/amarela;
       - gelatina verde/amarela;
       - Pipoca com queijo / doce.


6-      Culminância:

        Confecção de livro (Paixão Nacional) com as atividades gráficas executadas durante o Projeto (Marcar todas as páginas de verde/amarelo;
         Premiação dos Jogos;
         Exposição dos cartazes, livros, pesquisas, culinárias e artesanatos para visitação da família;


Elaborado por: Adriana Tavares

0 comentários:

Postar um comentário

Faça uma blogueira feliz...Deixe seu comentário.
Bjs
Adriana Tavares

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...